Como usar o OBS Studio para Gravar Vídeos

Neste vídeo, vou mostrar para vocês Como usar o OBS Studio para Gravar Vídeos. Este Conteúdo é muito importante para quem precisa fazer vídeos para o Youtube, Gravar Vídeo Aulas, colocar a webcam no cantinho do Vídeo ou até fazer gravações sem aparecer.

Vamos então ao nosso passo a passo de Como usar o OBS para Gravar seus Vídeos. Você pode assistir o Vídeo acima com o passo a passo, ou pode acessar o artigo abaixo com os detalhes mais importantes.

1 – O que é o OBS Studio

O OBS Studio é um Software livre e de código aberto para gravação de vídeo e transmissão em tempo real.

Com esse programa, você pode gravar seus Vídeos Capturando a Tela do seu Computador (Também conhecido como Gravador de Tela Screencast), ou pode fazer transmissões ao vivo para canal do Youtube, Facebook, ou outras plataformas.

Neste artigo, nosso foco é mostrar como GRAVAR VÍDEOS, por isso, não vamos falar sobre transmissão ao vivo, ok? Para saber mais sobre Transmissões com OBS Studio veja nossa matéria –  Como fazer transmissão ao vivo com OBS Studio.

2 – Baixar e Instalar o OBS Studio

Para baixar o OBS Studio, você precisa acessar o Site Oficial da Ferramenta e fazer o Download para o seu Computador.

Você pode escolher a versão para Windows, Mac ou Linux. Se você é usuário de Windows (como a maioria atualmente), lembre-se que o OBS só está disponível para o Windows 8, 8.1 e 10.

Para baixar o OBS Studio, é só acessar o SITE OFICIAL deles, e clicar na opção de Download. Depois, escolha o seu sistema operacional e espere terminar o Download.

Quando concluir, basta abrir o arquivo de instalação e seguir com o processo tradicional.

3 – Primeiros passos no OBS Studio

O OBS Studio possui vários recursos bem avançados, porém, em nossos primeiros passos vamos falar sobre a parte mais simples do Programa que é a gravação de Vídeo.

A primeira coisa que precisa fazer, é abrir o Programa e Escolher Qual Tela do seu computador deseja gravar (Qual programa).

Quando abrir o OBS, aparecerá uma tela semelhante a imagem abaixo. (Se quiser, pode assistir o tutorial completo no Vídeo acima também. Acho que fica até mais fácil de entender).

Cenas – As cenas são parecidas com pastas. Onde você vai criar e armazenar configurações específicas.

Fontes – Nas Fontes, você vai conseguir adicionar a tela que deseja gravar. (Ex: Tela do Powerpoint, Tela do Chrome e etc).

Controles – Nos controles, você consegue iniciar a Gravação, ou abrir as configurações mais avançadas para fazer ajustes.

Tela – Na tela, você consegue verificar uma prévia daquilo que será gravado pelo OBS.

4 – Gravando o Primeiro Vídeo no OBS Studio

Agora que você já tem o programa instalado e já entendeu um pouco sobre os principais recursos do OBS, é hora de fazer uma primeira gravação de teste.

Para isso, sugiro que abra qualquer programa que deseja gravar a tela (Powerpoint por exemplo).

Depois, clique para adicionar uma NOVA CENA no símbolo de “Mais”.

Após criar a cena, você precisará adicionar suas fontes dentro da cena. Neste caso, vamos adicionar a Fonte da Tela do Powerpoint. Então, clique no símbolo de “Mais” e selecione a opção Captura de Janela (Ou captura de Tela).

Agora, é hora de escolher qual janela você quer capturar: Janela do Powerpoint? Janela do seu Computador? Janela do Navegador e etc.

(A diferença de captura de Janela para captura de tela é a seguinte: Na captura de Janela, o vídeo só vai capturar o janela selecionada. Já na captura de Tela, ele vai capturar tudo o que fizer no seu computador durante a gravação.)

Quando adicionar a janela, você vai conseguir observar na tela do OBS, uma prévia do que exatamente o programa vai gravar. Se quiser, pode também fazer ajustes para aumentar ou diminuir o tamanho da tela.

Caso queira adicionar sua Webcam no OBS Studio, dá uma olhadinha neste Vídeo também.

5 – Como Gravar seu Vídeo no OBS

Agora, com as configurações de Cena e Fontes prontas, é hora de colocar para gravar.

Para isso é muito simples. É só Clicar no Botão INICIAR GRAVAÇÃO que o OBS vai começar a capturar tudo que acontece na janela escolhida.

Deixe o OBS gravando, e volte para a janela desejada (Por exemplo: Se você está gravando o Powerpoint, volte para a sua apresentação do Powerpoint e faça seu vídeo normalmente).

Depois, quando quiser parar sua gravação, é só voltar no OBS e clicar para Parar a Gravação.

Após a conclusão, seu vídeo será Salvo automaticamente na Pasta que você escolheu (Geralmente na Área de Trabalho ou em Meus Documentos).

6 – Configurações do OBS Studio

Se precisa fazer alterações de atalhos ou onde quer que seu Vídeo seja salvo, pode acessar as Configurações e modificar o que precisar.

Teclas de Atalho

Permite configurar teclas do seu computador ou notebook como comandos de atalho. Para isso clique em:

  1.  Primeiro clique em Configurações
  2. Depois na guia a esquerda em Teclas de Atalho
  3. Atribua os comandos desejados
  4. Salve as alterações.

Saída de Vídeo

Para mudar o local onde o vídeo será salvo, selecione o menu “Saída” em Configurações e modifique o “Caminho da Gravação”.

  1. Clique em Configurações
  2. Depois na guia a esquerda em Saída
  3. Na aba Gravação, clique em Localizar
  4. Escolha a Pasta que deseja Selecionar Pasta
  5. Salve as alterações.

7- Encerramento

OBS Studio – Open Broadcaster Software é um programa de streaming e gravação gratuito e de código aberto mantido pelo OBS Project. O programa tem suporte para o Windows 7 e posterior, OS X 10.10 e posterior e Ubuntu 14.04 e posterior.

Compartilhe este Artigo
error: Conteúdo Protegido!