10 Passos para Acabar de Vez com a Preguiça

Neste artigo eu gostaria de compartilhar 10 passos para Acabar de Vez com a Preguiça. O que me ajudou de verdade e como você pode parar de ser tão preguiçoso e usar seu tempo de forma inteligente.

Então vamos lá! Assista o Vídeo ou Leia o Artigo Logo Abaixo

1 – Seja Gentil com Você Mesmo

Quando você pensa no dia de ontem ou na semana passada, e vê o quão preguiçoso está ultimamente, é comum se convencer que você precisa de uma ação.

Às vezes acontece, você acorda no dia seguinte determinado e parte para a mudança!

Mas, pode ser que você não consiga fazer as mudanças que esperava, e fique desapontado. Isso pode causar mais desanimo, e levar você a acreditar que é um fracassado.

Esse é um ponto que você deve tirar da cabeça! Você não é um fracassado!

Em vez de ficar preso e sem auto-estima, eu recomendo que você gentilmente se direcione para a próxima dica neste artigo sempre que sentir vontade de se superar.

2 – Comece com uma mudança pequena

Comece com um pequeno passo. Faça isso da maneira mais fácil possível para reduzir a resistência interna e realmente agir. Comece com apenas um pequeno passo à frente:

Se está querendo fazer um exercício físico, comece com uma corrida de 3 minutos.

Se está procrastinando algum serviço, faça um pouco dele por uns 10 minutos.

Eu uso esse hábito quase todos os dias de alguma forma. Por exemplo, estou criando um novo curso para o meu site e meu objetivo diário nas últimas semanas tem sido criar uma aula por dia.

Então, quando eu acordo, meu objetivo pode ser facilmente alcançado se eu deixar a aula pronta.

Se você parar para pensar, parece pouco fazer 1 aula de 15 minutos por dia. Mas desse tempo para cá, meu curso está quase pronto. Então, significa que deu certo.

Se eu fosse esperar o momento ideal, para sentar, e montar todas as aulas no mesmo dia, minha resistência seria maior, e provavelmente eu não teria resultado ou ficaria bem desanimado.

3 – Faça o que é importante primeiro

Para sentir que você pode aproveitar seu tempo de descanso ou ficar preguiçoso sem culpa, é importante fazer o que realmente importa primeiro.

Então comece seu dia com isso!

Mas não deixe essa tarefa importante se tornar pesada. Divida em etapas menores e depois concentrar-se apenas em uma parte de cada vez.

Quando isso é feito, você já começa o seu dia com uma vitória. Mesmo que seja uma vitória rápida de 5 a 10 minutos na primeira tarefa do dia, e fica muito mais motivado para continuar nesse caminho durante o resto do dia.

Geralmente quando a pessoa chega no trabalho, primeiro ela vai checar as redes sociais, ver o que foi notícia nos principais portais para só depois começar a trabalhar de verdade.

Que tal inverter os papéis? Fazer o que precisa primeiro e depois checar o que é menos importante?

4 – Foco + Tempo de Descanso

Para aliviar o seu trabalho diário, faça pequenos intervalos entre o trabalho curto, mas concentrado.

Diga a si mesmo: Vou fazer 20 minutos de trabalho nessa tarefa agora e, depois, posso levar 5 ou 10 minutos de tempo ocioso.

Ao dividir as suas horas assim, o trabalho parece menos assustador. E você vai se sentir motivado por mais tempo e trabalhar melhor se permitir a si mesmo essas pausas de descanso e tempo para dar uma relaxada, tomar uma água ou fazer uma caminhada.

Então, depois de algum tempo, você pode querer trabalhar por 40 minutos antes de fazer uma pausa de 10 minutos. Mas vá com calma consigo mesmo no começo.

E se você tiver problemas para cumprir seus limites de tempo, use um aplicativo em seu celular com o cronometro para se organizar.

5 – Acabe com as Rotas de Fuga

Se você sentar na frente do computador e tentar fazer um trabalho totalmente focado por 10 ou 20 minutos, e não remover as coisas que você costuma usar para procrastinar, então o trabalho pode ficar bem mal feito.

Então pergunte a si mesmo: para onde eu costumo fugir em vez de fazer meu trabalho?

Para mim, por exemplo, muitas vezes minha rota de fuga é o whatsapp, o instagram, ou algum assunto aleatório que vem na minha mente e eu fico distraído pensando naquilo.

Então, coloco meu telefone no modo silencioso e o coloco do outro lado da minha casa quando trabalho. Quando faço essa configuração de obstáculo para ficar olhando o meu celular, evito a interceptação do telefone talvez 95% do tempo.

  • Se a sua distração é o video game, tente colocar o joystick longe da sua vista.
  • Se sua distração é o facebook, tente bloquear ele por alguns momentos usando o aplicativo StayFocusd.
  • Se sua distração é a TV, tire os cabos dela. Deixe tudo sempre desligado, fora da tomada e de preferencia desmontado.

Assim, você não ficará tão tentado a fazer essas coisas, pois o acesso físico a elas será um obstáculo.

6 – Faça perguntas a si mesmo

Faça perguntas e tente obter as melhores respostas.

Quando precisei fazer essa avaliação, eu fechei os olhos, parei e pensei sobre alguns assuntos que reabasteceram minha motivação:

  • Como será minha vida daqui a cinco anos se eu continuar seguindo o mesmo caminho de agora?
  • Como a vida provavelmente se tornará pior para mim e talvez até para as pessoas ao meu redor?

Isto não é para se sentir culpado, é só para fazer uma análise realista e ver para onde você está indo.

E pode ser desconfortável, mas tente ver as consequências negativas de forma clara na sua cabeça para estimular sua motivação e seguir em frente para fazer a mudança positiva.

Então pergunte a si mesmo:

  • Como será a minha vida daqui a um ano se eu começar e continuar com essa mudança?
  • Como a vida vai melhorar não só para mim, mas para as pessoas que eu amo se eu ficar com ela?

7 – Organize a sua Vida

Quando sua vida é muito confusa, você talvez tenha a tendência de ficar mais preguiçoso, jogado no sofá, vendo TV o dia todo, ou não fazendo nada de útil perdendo tempo no smartphone.

Quando isso acontecer, comece a organizar a sua rotina.

Duas perguntas que me ajudaram a fazer isso e descobrir o que é mais importante:

  • Em que eu trabalharia se tivesse apenas 2 horas de trabalho hoje?
  • Se eu tivesse apenas 1 hora de tempo livre hoje, como gastaria isso?

Use isso para sair de uma rotina chata, questione as coisas que você está fazendo e que não te levam a lugar nenhum e tente mudar.

Veja o que você pode eliminar, diminuir ou, talvez, delegar algumas atividades para usar o seu tempo de forma mais inteligente.

8 – Não fique triste se você Tropeçar

O medo do fracasso pode te deixar parado só fazendo as coisas mais fáceis.

Mas todo mundo que sai da zona de conforto tropeça e falha de tempos em tempos. Isso é apenas uma parte de uma vida bem vivida.

Veja uma dificuldade como uma experiência de aprendizado e como uma maneira de ser mais construtivo e aprender consigo mesmo.

Você pode fazer isso perguntando a si mesmo estas duas perguntas depois de ter tropeçado:

  • O que posso aprender com essa situação?
  • Como meu melhor amigo / pai me apoiaria e me ajudaria nessa situação?

Então fale com você mesmo e faça as mudanças.

9 – Não seja influenciado

Tudo o que você deixar em sua mente e a sua volta, vai te influenciar. Se as pessoas com as quais você mais gosta são geralmente um pouco preguiçosas com o trabalho ou a escola, é fácil simplesmente se adaptar a esse estado de espírito e começar a pensar igual essas pessoas.

Mas se você passar mais tempo com pessoas motivadas na vida real ou através de livros, internet, podcasts e audiolivros, isso começará a influenciar seu pensamento e seu humor também.

Então pense sobre o que você coloca em sua mente diariamente e semanalmente e veja se precisa eliminar o que está te travando.

10 – Aproveite o seu tempo preguiçoso tranquilamente.

O tempo que eu gasto ficando ocioso me ajuda a relaxar e recarregar as energias, e isso me deixa feliz.

Mas se eu ficar muito tempo ocioso, isso se tornará menos saudável para mim.

Isso pode me frustrar porque não estou indo em direção ao que eu quero.

Vai me deixar estressado em vez de me relaxar, porque não estou conseguindo fazer o que é importante e isso pode ter consequências negativas em breve.

Ainda assim, ficar preguiçoso por uma quantidade moderada é de grande benefício pra mim.

E eu descobri que quando você pensa um pouco sobre como você quer gastar seu tempo preguiçoso – não importa se é uma pausa de 10 minutos ou um domingo preguiçoso – e usar esse tempo em algo que você realmente goste (Ler um livro, tocar um violão, Assistir um filme com uma boa história, praticar um esporte) ao invés de ficar assistindo porcaria na TV, ou navegando em rede social sem rumo nenhum, o tempo preguiçoso vai trazer mais satisfação.

Também aprendi que, quando passo meu tempo ocioso dessa maneira mais consciente, fico mais motivado para voltar a trabalhar e fazer o que é importante.

Conclusão

Estes foram os 10 Passos para Acabar de Vez com a Preguiça.

O mais importante de tudo, é que você se esforce para colocar tudo isso em prática.

Lembre-se, um passo de cada vez vai fazer a diferença.

Se gostou do artigo, deixe seu comentário.

Abraços! =)

Quer fazer Vídeos Animados como Esse?

Quer fazer Vídeo Animado Motivacional com Efeito Mão Desenhando?

Veja os tipos de vídeos animado que você pode fazer com o nosso Curso Completo.

Explico passo a passo tudo o que você precisa saber sobre Videos Animados com VideosCribe no Estilo de mão desenhando para fazer suas vídeo aulas animadas.

Acesse o Curso Criar Vídeos Animados – Clique Aqui.

Um forte Abraço! =)

Veja também:

error: Conteúdo Protegido!