Posso Emitir Certificado do Meu Curso Online?

Muita gente me pergunta se é permitido emitir Certificado do Curso Online que a pessoa fez através da Hotmart, Eduzz, Monetizze ou por outro meio.

Já quero adiantar que SIM, você pode Disponibilizar o Certificado para seus Alunos.

Mas leia o resto da matéria para entender melhor o assunto ok?

Existem diferenças entre cursos profissionalizantes, também chamados de livres e cursos técnicos. Os dois são focados em atender às necessidades do mercado de trabalho, oferecem aulas práticas e carga horária reduzida, se comparados aos cursos de graduação.  Mas qual é a diferença entre eles?

Veja as diferenças entre esses dois tipos de cursos.

Certificado de Curso Profissionalizante ou livre:

Esse nome “Profissionalizante” pode confundir. Mas esse tipo de curso (profissionalizante ou livre) não tem como objetivo formar profissionais e sim agregar, atualizar ou aperfeiçoar um determinado conhecimento aos interessados que buscam melhorar sua posição no mercado de trabalho ou montar o próprio negócio.

Por isso, esses cursos NÃO PRECISAM SER RECONHECIDOS OU APROVADOS PELO MEC, pois podem ser ministrados por qualquer pessoa que saiba sobre algum assunto e ajude outra pessoa.

Então Nesse tipo de Curso VOCÊ PODE SIM GERAR O CERTIFICADO PARA SEU ALUNO.

Esse tipo de curso é mais rápido, pode ser feito de forma mais rápida, através de workshop, palestra e etc. E o melhor, não exige grau de escolaridade do participante.

Então, você pode emitir o certificado com a carga horária para comprovar a participação e horas complementares.

Importante: Verifique sempre se não existe algum sindicato ou associação da área que você pretende ensinar para ver se não precisa de uma autorização (Como é o caso das áreas de saúde e segurança).

Certificado de Curso Técnico

O curso técnico, é de formação técnica e profissional, tem por objetivo ajudar o aluno a se qualificar para uma determinada área e conseguir um trabalho específico para aquela área.

Então, esse tipo de curso precisa SER RECONHECIDO PELO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO.

E se precisar de mais informações acesse o Portal do MEC.

A duração desse tipo de curso varia muito. Geralmente tem duração de 1 ou 2 anos ou até mais. Tem alguns cursos técnicos que são feitos juntos com Ensino Fundamental ou Médio, outros exigem que o aluno já tenha concluído para iniciar.

Notou, que neste caso, PARA CURSOS TÉCNICOS, é necessário cumprir várias regras, tanto por parte de quem ensina, quanto para o aluno que vai se matricular no curso.

No ato da conclusão do curso o profissional recebe um certificado chancelado e reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação). Os cursos técnicos são de nível médio e não de formação superior como os tecnológicos e cursos de graduação, que emitem diploma ao invés de certificado.

Conclusão

Se o seu curso não é técnico, tecnológico ou superior ele é um curso profissionalizante livre.

Para cursos técnicos, tecnológicos ou superior, é necessário Reconhecimento do Ministério da Educação.

Para cursos Profissionalizantes ou Livre, qualquer pessoa pode dar as aulas e emitir o certificado comprovando a carga horária feita pelo aluno.

Espero que tenha ajudado com as suas dúvidas.

Mas como Fazer um Curso Online Profissionalizante ou Técnico de Graça?

É mais simples do que parece. Gravei uma aula especial para você, explicando os 3 Passos Exatos para Criar um Curso Online e Viver de Internet.

Vou mostrar que você pode criar um curso online com apenas alguns simples passos, mesmo que você seja um completo iniciante no assunto.

Assista a Aula Completa e Saiba mais. Tenho certeza que você vai gostar

Qualquer dúvida deixa seu comentário.

Ou entre em contato comigo =)

Forte Abraço!

error: Conteúdo Protegido!