10 Programas mais usados por Professores para Fazer Videoaulas

Neste artigo, vou mostrar para vocês os 10 Programas mais usados por Professores para Fazer VideoAulas.

Mesmo que você já use alguns desses programas, assista a lista até o final. Pode ter alguma novidade aqui que você não conhece e que pode ajudar muito na sua Gravação e Edição de Videaulas.

Listamos 10 Programas mais usados por Professores para produzir Videoaulas criativas mesmo com ensino a distância.

Agradecimento

Aproveito a oportunidade para Agradecer pelo apoio de Todos. Estamos chegando ao final de mais uma etapa. Com certeza esse foi o Ano mais maluco de nossas vidas: Isolamento Social, Ensino a Distancia que pegou todo mundo de surpresa, tivemos que nos reinventar de vários formas, e isso trouxe muita ansiedade.

Graças ao apoio de vocês conseguimos criar muito conteúdo relevante. Sabemos disso porque nossos tutoriais foram compartilhado em Escolas, Universidades, Empresas.

Ganhamos o troféu do Youtube de 100 mil inscritos, graças a vocês. Esperamos retribuir essas conquistas através de vídeos de qualidade aqui Canal para vocês.

São muitos comentários positivos que recebemos. Sempre tem aquela galerinha do mal que vem para infernizar, mas faz parte do trabalho. A maioria está aqui para aprender e temos muito carinho por todos os Inscritos, Seguidores e principalmente os Alunos! Tamo Junto!

Vamos então para o Conteúdo do Artigo – 10 Programas para Gravar videoaulas usados por professores.

1 – Zoom Meeting

Se você não conhece o Zoom é porque você não viveu em 2020. Esse sem dúvida foi o programa mais usado por professores e empresas para treinamentos online, aulas ao vivo, reuniões e até bate papos descontraídos com amigos.

Essa é uma ferramenta que serve para fazer Reuniões Online com Microfone e Camera (Do Computador ou Celular). Você conecta com as outras pessoas e interage com elas em tempo real.

Porém, o Zoom também serve para gravar Vídeos. Você pode gravar a sua reunião, ou pode simplesmente criar uma reunião sozinho, organizar seu conteúdo e transformar em uma videoaula para enviar para onde quiser.

Tenho Matéria sobre Zoom Meeting Acesse Aqui no Blog Nespol – Em breve videoaula completa.

 2 – Powerpoint

É claro que o Powerpoint vai entrar na Lista. Você provavelmente também conhece o Powerpoint. Mesmo que não saiba usar, você conhece a ferramenta.

O Powerpoint serve para fazer apresentações em Slide. Você pode adicionar textos, imagens, gráficos, tabelas, animações, vídeos, áudios e muito mais. É uma ferramenta muito completa para usar na Educação.

E o mais legal é que o Powerpoint também serve para gravar Vídeos. Você pode colocar para gravar a sua apresentação, e assim, ela será transformada em um arquivo de Vídeo em MP4 para enviar para onde quiser.

Para quem tem a versão mais recente do Powerpoint, pode adicionar a câmera no cantinho do Slide, e falar normalmente junto com a apresentação do Slide.

Também tenho Aulas sobre Powerpoint no Canal Nespol. Acesse Aqui nossa Playlist de Powerpoint.

Sobre Zoom e Powerpoint você está enjoado de ouvir não é? Então, veja a terceira opção com uma ferramenta não tão conhecida mas que é muito boa para editar e gravar suas aulas online.

Também tenho Curso Completo de PowerPointAcesse Aqui a Página do Curso para mais informações.

3 – Openboard

O Openboard é um programa grátis que serve para organizar aulas através de um Quadro Branco e também transformar essas aulas em Vídeo.

A ferramenta foi feita para Professores e Educadores, com opções de adicionar gráficos, joguinhos, dinâmicas, imagens, e muito mais. O Estilo de Lousa dá um aspecto de escola para sua aula online.

Você pode fazer anotações no quadro, criar várias páginas, e organizar toda a sua aula de forma bem divertida.

O Openboard possui versão em Português para facilidade a vida dos usuários Brasileiros e pode ser baixada no site Oficial deles.

Para mais informações veja Nossa Matéria sobre Openboard Acesse Aqui no Blog Nespol – Em breve videoaula completa.

4 – VideoScribe

Essa é a minha ferramenta favorita para criar vídeos Animados Educativos.

Com o VideoScribe é possível criar Animações no Estilo de Mão Desenhando no Quadro branco sobre qualquer assunto que você desejar. Pode adicionar textos, imagens, efeitos de entrada e saída, estilos de mãos diferentes e muito mais.

Além disso, é possível adicionar música de fundo e narração na sua aula.

O VideoScribe é legal pois já oferece muitas imagens prontas para adicionar ao seu quadro branco. Também permite adicionar imagens externas caso não encontre o que precisa dentro do programa. Ideal para quem precisa montar uma aula bem específica sobre assuntos complexos.

Apesar de não ser uma ferramenta grátis, é muito fácil de mexer e acredito que tem um bom custo benefício.

Tenho aula completa sobre VideoScribe aqui no Canal. Assiste lá que você vai gostar.

Também tenho Curso Completo de VideoScribeAcesse Aqui a Página do Curso para mais informações.

5 – OBS Studio

O OBS Studio é um programa que serve para fazer transmissões ao vivo. Porém, também pode ser usado para Gravar a Tela do seu computador com a webcam aparecendo no cantinho.

Não é um Programa para Criar Slides, não é um Editor de Vídeo. Serve apenas para Transmitir ou Gravar a sua tela ou mídia.

Como é um programa grátis, muitas pessoas optaram por usa-lo. Mas como ele é um programa bem completo, tem muitas opções específicas e avançadas. Assim, surgiram desafios e dúvidas.

Por isso, fizemos duas aulas no Canal Nespol sobre como configurar o seu OBS para gravar a Tela do seu Computador (ou Powerpoint) da maneira correta.

Mesmo tendo muitas funções, não é necessário usar tudo o que ele oferece. Basta fazer a configuração básica do programa que deseja capturar, adicionar a mídia da sua webcam no cantinho e iniciar a GRAVAÇÃO.

Eu particularmente não uso muito o OBS, pois gosto mais do OCAM, por ser mais fácil e mais leve.

Veja nossas Aulas Completas de OBS Studio Parte 1 e Parte 2 no Canal Nespol – Acesse Aqui.

6 – OCAM

O OCAM é um programa gravador de Tela. Ponto! É um programa que serve apenas para gravar a tela do seu computador.

Se você vai fazer a aula através do Powerpoint e não quer gravar usando o recurso de gravação do Powerpoint, pois é um pouco lento e travado, uma alternativa é usar um gravador de Tela. É aí que entra o OCAM na jogada.

Você seleciona a janela que deseja gravar, edita as configurações de gravação, aperta F2 e pronto. Começa a gravar o que você quiser do seu computador.

Tenho algumas aulas no Canal mostrando como fazer isso na prática (Principalmente OCAM junto com Powerpoint que é o mais usado).

Veja nossas Aulas Completas de Ocam no Canal Nespol – Acesse Aqui.

7 – Powtoon

O Powtoon é um programa Online de Vídeos Animados com Personagens. Com o Powtoon é possível criar Animações com bonecos 2D, personagens, imagens diversas, áudio, vídeo, narração e muito mais.

O programa já oferece muitas imagens prontas para adicionar ao Estúdio de Edição.

Infelizmente o Powtoon é pago, mas ele tem uma versão grátis com várias limitações que serve para quem precisa de um videozinho mais simples.

Sugiro que faça uma conta grátis para ver as funcionalidades de Editor de Animações, ou assista nossa aula completa aqui no Canal.

Também temos Curso Completo de Powtoon. Acesse Aqui a página do curso para mais informações.

8 – Openshot

O Openshot é um editor de Vídeo. Com ele, você consegue editar suas vídeo aulas, juntar um vídeo no outro ou até mesmo fazer cortes, legendas, adicionar imagens, músicas e etc.

Coloquei o Openshot nessa lista pois ele é um editor muito legal e grátis.

É sempre bom ter um editor instalado no computador. Assim, quando gravar uma aula e precisar fazer ajustes, ele vai te ajudar. Desta forma, não vai precisar gravar novamente a mesma aula sem necessidade.

Tenho Aula Completa de Openshot no Canal NespolAcesse Aqui.

9 – Filmora9

O Filmora9 também é um editor de Vídeo. Ele serve para fazer cortes, ajustes, efeitos, adicionar imagens, músicas e muito mais.

É o meu Editor de Vídeo favorito pois é simples, fácil de mexer e em português.

Infelizmente não é um editor grátis, mas para quem faz bastante vídeos e começou a trabalhar com edição e gravação com mais frequência, pode ser um bom investimento para facilitar o trabalho.

Também tenho Aula de Filmora9 no Canal NespolAcesse Aqui.

10 – Doodly e Toonly

O Doodly e Toonly são 2 programas de Animação da Família Bryxen. (São dois programas diferentes ok? Coloquei juntos aqui na lista pois são da mesma empresa).

Com essas ferramentas é possível criar vídeos animados de maneira bem simples, com imagens e personagens já prontos.

São ferramentas simples de animação, mas que podem dar uma nova cara e diversão para suas aulas animadas online.

Apesar de não possuírem muitas imagens e personagens disponíveis no banco de dados deles, pode ser uma boa opção para quem não sabe desenhar e precisa fazer vídeos rápidos de forma prática.

Também não são ferramentas grátis, mas fazendo comparação com outros programas de Vídeos Animados, estes oferecem licenças vitalícias com o valor mais baixo.

Tem vídeo no Canal Nespol sobre Toonly Vitalício e Doodly Vitalício com explicações se vale a pena ou não comprar algum desses Softwares.

 10 Programas mais usados para Fazer Videoaulas – Conclusão

São muitas opções de Programas que temos a nossa disposição para melhorar e criar nossas aulas. Programas de Vídeos Animados, Sofwtares Gravação de Tela, Aplicativos de Edição de Vídeo e muito mais.

As vezes é um grande desafio aprender coisas novas, principalmente relacionado a tecnologia. Mas, uma vez que você aprende a usar uma boa ferramenta, ela vai te auxiliar e facilitar bastante o seu trabalho.

Nossos vídeos e artigos no Blog tem o Objetivo de te ajudar, com tutoriais fáceis de entender, sem enrolação.

Espero que tenha gostado dos Programas mais usados para Fazer Videoaulas. Forte abraço e sucesso nos seus projetos!