10 Programas e Sites para Fazer Animações Online

Quais são os 10 programas e sites mais fáceis para Criar Vídeos Animados Online?

Vídeos animados para empresas, para o seu canal no Youtube, Redes Sociais, Aulas e muito mais.

Nessa aula eu quero te mostrar quais são os sites, programas e ferramentas mais fáceis para você começar a fazer suas animações a partir de agora, de forma simples, rápida e prática. Mesmo que você não saiba editar, desenhar ou nunca tenha feito vídeo animado antes na sua vida.

Então assista este vídeo até o final para você descobrir qual é a melhor ferramentas para usar no seu projeto online, tirar esse projeto do papel e começar a ter resultados.

Também vou deixar tutoriais passo a passo de como usar as ferramentas.

Observação: Não somos donos e nem responsáveis por nenhum desses programas, apenas ajudamos a usar. Se tiver dúvidas mais específicas, entre em contato com o suporte oficial de cada um deles.

Vamos lá então:

Curso Criar Vídeos Animados Online

1 – Animaker

O Animaker é um site para fazer Vídeos Animados Online, que possibilita criação de Animações em Vários estilos. Antes eu não gostava muito dessa ferramenta, porque ela era pesada e um pouco limitada. Agora com a nova versão, eles adicionaram muitos recursos bem legais e ficou mais fácil para editar.

Com o Animaker, conseguimos fazer Vídeos Animados no estilo de personagens com movimentos: Você seleciona o personagem, adiciona ele na cena criada, e escolhe qual movimento e ação ele vai fazer. Tudo de forma bem simples no estilo copia e cola.

Nas opções de personagens, é possível encontrar vários estilos já prontos para adicionar. Mas se precisar, também pode criar seu próprio personagem com características únicas. Isso é muito legal para deixar a sua animação com a sua cara mesmo.

Também é possível adicionar narração, transformar texto em voz, música, e até colocar vídeos externos dentro da sua animação. Para aqueles que gostam de misturar um monte de coisa, o Animaker é ideal.

Na versão grátis do Animaker você já consegue fazer bastante coisa, ter acesso a vários recursos e usar muitos personagens. Com um pouco de criatividade e treino já é possível fazer um vídeo bem legal.

Para aqueles que precisam de algo profissional, podem optar por uma licença paga do Animaker, contendo mais imagens e opções de exportação sem marca d’água.

Essa ferramenta é muito boa e fácil de mexer, todo acesso e edição é feito online através do site oficial deles. Convido você a fazer um teste nessa ferramenta, assistindo o nosso tutorial completo de Animaker aqui do Canal Nespol.

2 – Videoscribe

Se você já me acompanha aqui no Canal, sabe que o Videoscribe é a minha ferramenta favorita.

Esse programa de vídeos animados permite criar Animações no Estilo de Mão desenhando no Quadro branco, da forma mais fácil que você possa imaginar. Realmente é muito simples de fazer.

O Videoscribe já oferece milhares de imagens prontas em seu banco de dados. Você abre o banco de imagens, seleciona alguma categoria desejada, escolhe a imagem que quer adicionar ao seu projeto, clica nela, e pronto! Está adicionada ao seu whiteboard.

Agora, é só dar um play, que animação já começa acontecer.

Caso não encontre a imagem desejada no próprio Videoscribe, é possível adicionar uma imagem do seu computador ou da internet. Isso é ideal para aqueles que pretendem fazer vídeos bem específicos sobre assuntos bem profundos.

Com essa facilidade que o Videoscribe oferece, é possível fazer animações incríveis de conteúdo para o seu canal no Youtube, Videoaula, apresentação e muito mais. Vários canais grandes no Brasil usam o Videoscribe para gerar conteúdo para milhões de pessoas como é o caso do Ilustradamente, SejaUmaPessoaMelhor e Epifania Experiência.

No Videoscribe você cria todos os elementos dentro de uma mesma perspectiva, adiciona texto, música de fundo, narração, escolhe o estilo da mãozinha que você quer. Se não quer usar mãozinha não tem problema, é só escolher outro efeito de entrada e saída para o elemento.

Ele oferece versão grátis de teste por 7 dias para conhecer a ferramenta e ver se é o que você precisa.

Caso queira fazer vídeos mais profissionais, pode optar pela licença PRO através do site oficial deles.

Você pode fazer esse teste e aprender usar através das nossas aulas aqui do Canal Nespol ou Curso.

3 – Powtoon

O Powtoon também é um dos meus sites favoritos para fazer Vídeos Animados Online.

O estúdio de criação também é todo pelo site oficial deles, não sendo necessário instalar nada no computador.

Através do Powtoon, conseguimos editar Animações de Vários estilos também: Personagens com Movimentos, estilo da mãozinha escrevendo, vídeos reais para redes sociais e muito mais.

O Foco do programa é usar os personagens que já estão a nossa disposição. E são personagens de vários estilos. Alguns coloridos, preto e branco, estilo de negócios, saúde, profissões, infantis e muito mais.

Basta adicionar o elemento na cena criada, configurar o tempo de entrada e saída de cada elemento, e organizar o vídeo do jeito que você deseja. Eles também possuem vários estilos prontos caso não queira começar um projeto do Zero.

É possível fazer Animações na Horizontal e no formato Vertical para Stories, Instagram ou outras redes sociais.

O Powtoon possui versão grátis com algumas limitações, mas que possibilita criar os primeiros projetos de forma bem divertida e usar alguns dos personagens mais legais da ferramenta.

Caso queira fazer vídeos mais profissionais, também pode optar por algum plano PRO ou PRO+ do site.

4 – Powerpoint

Isso mesmo que você ouviu: O Powerpoint é um excelente programa para criar vídeos animados também.

Poucas pessoas sabem que o Powerpoint possui recursos de Animações bem avançados que possibilitam dar vida ao seus Slides e transformar esses Slides em vídeos incríveis para impressionar as pessoas.

Ao adicionar um elemento no Powerpoint (Imagem, Texto ou Forma), é possível selecionar a opção de Animação e escolher algum movimento ou efeito para este elemento. Também é possível escolher um tempo para este elemento ficar na cena, ou colocar ele para animar quando clicar com o mouse por exemplo.

Nas trajetórias de animação, conseguimos fazer personagens se movimentarem pela cena de forma natural, como se fosse um programa de animação mesmo.

Porém, o único problema, é que o próprio Powerpoint não oferece as imagens como as outras ferramentas. Precisamos adicionar imagens externas (da internet ou do nosso computador).

Mas o legal, é que muitos já possuem esse programa instalado e conseguem usar sem precisar comprar nenhuma outra ferramenta.

Se você conseguir combinar um bom banco de imagens com o seu Powerpoint, tenho certeza que conseguirá fazer vídeos animados incríveis e impressionar as pessoas.

Se não faz ideia por onde começar, veja o nosso tutorial de Animações com Powerpoint aqui do Canal Nespol.

5 – Vyond

O Vyond é considerado por alguns o melhor programa online para criação de vídeos animados.

Realmente é uma ferramenta incrível e bem completa, que serve para fazer animações com os estilos mais profissionais.

Dessa nossa lista, acredito que o Vyond seja o programinha mais avançado, com mais recursos, o que dificulta um pouco para os iniciantes. Mas nada muito impossível. Algumas testes e treinos já te permitem ficar bem habilidoso na ferramenta.

O Vyond permite criar animações no estilo de Personagens 2D, e são muitos personagens, além de movimentos incríveis que para quem possui habilidades pode tentar até criar um Desenho Animado mesmo.

Atualmente não utilizo o Vyond para as minhas animações, pois de todos os programas apresentados no canal, ele é o que tem o custo um pouco mais alto.

Mas se você pretende se tornar um profissional, ou trabalha em agências de marketing, com certeza vale cada centavo do investimento.

O Vyond funciona um pouco diferente dos outros programas de animação, pois ele possui uma linha do tempo mais completa, estilo editor de vídeo mesmo. Geralmente este estilo de linha do tempo é mais conhecida por quem já tem habilidades com edição. Mas como eu disse, basta treinar que você também consegue.

Eles permitem uma versão grátis de teste por 14 dias, depois precisará escolher algum plano pago da ferramenta. Todo o acesso é feito pelo site deles. Não é necessário instalar nada no computador.

Se deseja mais aulas sobre Vyond aqui no canal, peço por favor que deixe seu comentário para eu saber, ok?

6 – Toonly

O Toonly é uma ferramenta de animação nova em comparação com as outras.

Mesmo assim, já se tornou o queridinho de muitos alunos lá do curso, pois é um programa muito fácil de mexer e extremamente leve.

Com o Toonly, é possível criar animações também com personagens 2D e movimentos. Você seleciona o personagem, adiciona na cena e através da linha do tempo é possível adicionar poses, ações e movimentações para este mesmo personagem.

O Programinha também já oferece várias imagens bem legais e divertidas para adicionar como background (fundo) do seu vídeo. Caso não encontre a imagem desejada, também pode adicionar imagens externas direto do seu computador ou internet.

O Toonly é instalado direto no computador, e infelizmente no momento eles não oferecem licença grátis.

Mesmo assim, para quem deseja fazer um investimento pagando pouco, essa é uma das poucas ferramentas que possui licença vitalícia (ou seja, não precisa pagar mensalidades e nem anuidades para usar, comprou é seu).

Uma desvantagem do Toonly, é que na versão vitalícia Standard, são poucas imagens que estão disponíveis.

Ainda acho que ele possui poucos personagens no momento, mas para projetos mais simples e que precisam ser feitos rápidos, com certeza essa ferramenta pode ajudar.

7 – Doodly

O Doodly é um programinha de vídeos animados no estilo de mão desenhando também.

A empresa dona do Doodly é a mesma que criou o Toonly, então, no que diz respeito a preço e estilo de compra, é bem parecido um com o outro. Possuem licenças vitalícias (se entrar pelo link da oferta vitalícia), e não possuem no momento versão grátis para teste.

Diferente do Toonly, através do Doodly é possível fazer animações com personagens e imagens no quadro branco.

O Legal do Doodly é que ele é muito fácil de mexer também, pois basta adicionar a imagem na cena, e arrastar através da linha do tempo para definir o momento de entrada e de saída.

Algumas coisinhas bem legais que o Doodly oferece são estilos de mãos no formato de Desenho, reais, borracha apagando, pincel e muito mais.

Outra coisa legal, é que ele é bem levinho e através da linha do tempo conseguimos adicionar várias faixas de áudio (Narração, Música, efeitos sonoros e etc).

Uma desvantagem tanto no Doodly como Toonly, é que na versão vitalícia Standard, são poucas imagens que estão disponíveis.

Para quem precisa de vídeos mais profissionais, precisa fazer um upgrade com um extinção chamada Doodly Raibow ou Doodly Enterprise, para pegar mais imagens e também usar imagens coloridas, e caso tenha interesse, também pode comprar imagens de artistas na loja do Doodly.

Mas como eu disse, para quem precisa de projetos mais simples e rápidos, com certeza a licença standard vai atender muito bem.

8 – Filmora

Diferente dos outros programas de vídeos animados citados, o Filmora é um Editor de Vídeo mesmo. Ele serve para fazer cortes, edições e montagens de vídeos animados com gravações reais que você fez na sua câmera ou celular.

Mas além disso, o Filmora possui várias opções de imagens, emojis e efeitos para deixar o seu vídeo gravado com mais animação.

É muito legal usar essa ferramenta também para misturar vídeos gravados com animações feitas em outros programas ou capturas de tela.

Por exemplo, se você tem várias partes de vídeos, e deseja juntar tudo em um só, para enviar para o seu canal no Youtube, pode usar o Filmora para fazer toda essa edição e adicionar efeitos.

Ele permite usar transições, cortes, zoom, adicionar textos animados, imagens animadas e até fazer movimentos em imagens por exemplo.

O Filmora também possui versão grátis para teste e com certeza é um dos editores mais usados no mundo, por causa da sua facilidade. Ele oferece tudo que um bom editor profissional tem, porém, voltado para o público que não tem tanta experiência com edição assim.

Também temos tutoriais de Filmora aqui no canal, fique a vontade para conferir.

9 – RenderForest

O Renderforest é um site muito completo que serve para fazer Animações, criar logotipos, intros e muito mais.

Com o Renderforest é possível criar vídeos animados de vários estilos diferentes: Personagens 2D, personagens 3D, estilo mão desenhando, textos animados e muito mais.

É um programa extremamente fácil de mexer, pois ele já oferece um estúdio passo a passo, onde você adiciona cada etapa da sua animação de forma organizada.

Também possuí versão disponível em Português.

Para usar o Renderforest não é necessário instalar nada no seu computador. Basta acessar o site oficial deles e criar uma conta grátis para começar a fazer suas primeiras animações.

Caso não tenha computador, o Renderforest também possuí uma versão disponível para Celular (Android e IOS). A Versão mobile do Renderforest também é muito fácil de mexer, bem semelhante ao site.

Uma desvantagem é que ele possui as cenas mais travadas, ou seja você não fica tão livre assim para fazer a edição. Mas a quantidade de cenas e personagens se movimentando é incrível. Talvez nem sinta falta de uma linha do tempo para editar.

10 – Canva

O Canva é uma ferramenta online grátis, que permite editar banners, capas, slides, imagens e também tem a opção de editar vídeos.

Com o Editor do Canva, conseguimos fazer cortes, adicionar textos animados, imagens e transições.

Eu gosto bastante de usar o Canva para fazer vídeos sem aparecer, tipo esses vídeos de propaganda ou conteúdo para redes sociais sabe?

Ele permite fazer isso, pois já oferece muitas imagens e vídeos prontinho na própria ferramenta. Basta adicionar a mídia desejada (Do próprio Canva ou do seu computador), adicionar na linha do tempo, colocar as animações e transições desejada.

Não é necessário baixar nada no seu computador. Toda a edição é feita online através do site do Canva mesmo.

O mais legal do Canva, é que a conta grátis que eles oferecem é muito completa. São muitas opções que você tem a disposição e pode até exportar o vídeo no formato mp4 direto.

Se precisa aprender mais sobre o Canva, deixa nos comentários aí. Com certeza é uma ferramenta muito útil para qualquer um que trabalhar online.

Curso Criar Vídeos Animados Online

Compartilhe este Artigo
error: Conteúdo Protegido!